Ordem DeMolay




A Loja Maçônica Centenária Fé e Confiança nº01, é patrocinadora do Capítulo Almerindo Ribeiro dos Santos nº 82 da Ordem DeMolay.

O Capítulo, é responsável por um Castelo de Escudeiros, onde podem ingressar meninos entre 7 e 11 anos de idade, ainda o Priorado de Cavaleiros Max Mahon Torre de Castro, que proporciona aos jovens DeMolay's a partir dos 16 anos, outros graus de estudos dos princípios da Ordem DeMolay e da filosofia maçônica.  

Os princípios da Ordem DeMolay são baseados em virtudes como a fraternidade e o companheirismo, incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo preceitos que são considerados pela Ordem diferenciais na vida de um líder e determinantes para seu destino.

 As reuniões do Capítulo acorrem aos sábados às 16h, e acompanham o recesso escolar do fim do ano. 

Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:

"Religiosa" representada pelo Livro Sagrado.

"Civil", representada pela Bandeira Nacional.

"Intelectual", representada pelos Livros Escolares.

 

Assim prescreve a ética de um DeMolay:

Um DeMolay serve a Deus;

Um DeMolay honra todas as mulheres;

Um DeMolay ama e honra seus pais;

Um DeMolay é honesto;

Um DeMolay é leal a ideais e amigos;

Um DeMolay executa trabalhos honestos;

Um DeMolay é cortês;

Um DeMolay é sempre um cavalheiro;

Um DeMolay é um patriota tanto em tempo de paz quanto em tempo de guerra;

Um DeMolay sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas;

Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos;

A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança;

Um DeMolay, por preceito e exemplo, deve manter os elevados níveis aos quais ele se comprometeu.

 

As Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay:

Amor Filial: é o amor, respeito e carinho que devemos ter por nossos pais, que nos semearam, geraram, nos ensinaram as primeiras lições de nossas vidas e se sacrificaram por nós. Através deles nós tivemos as primeiras lições de educação, respeito e crença em Deus.

Reverência pelas Coisas Sagradas: significa a crença em Deus, não importando a sua religião.

Respeitar a religião do próximo. Para ser um DeMolay o jovem tem que ter fé Nele e provar o quanto ama e deseja servir a Deus, sem fanatismo.

Cortesia: cortesia, educação e solidariedade para com todos principalmente com seus irmãos DeMolay`s e tios Maçons.

São princípios que um DeMolay procura por em prática usando a filantropia e servindo a Maçonaria, mas somente válida quando é feita com sentimento, colocando o coração naquilo que faz.

Os DeMolay's têm uma regra que diz:

"Para ser útil à sociedade não é necessário ser um DeMolay, mas para ser um DeMolay é necessário ser útil à sociedade".

Companheirismo: é ser um amigo leal, tanto nas horas boas quanto nas ruins. O verdadeiro companheiro e amigo é aquele que estende a mão para um Irmão, que está despencando de um abismo, segurá-la. Companheirismo é levar uma chama de amizade no coração, para que, quando um amigo estiver no meio do túnel, ela possa iluminar e mostrar onde está a saída.

Fidelidade: é sempre acreditar em seus ideais e virtudes, mantendo em segredo tudo aquilo que lhe for ensinado. É ser fiel a Deus, à sua Pátria e a seus amigos, seguindo o exemplo de fidelidade de Jacques DeMolay, que preferiu morrer a trair seus Irmãos. É ser fiel aos seus irmãos e tios maçons  ouvindo os mais velhos e respeitando a hierarquia maçônica.

Pureza: é ser um cidadão idôneo, puro de alma e de coração; é sempre estar de bem com a própria consciência. É manter a mente longe de tudo que vá contra os princípios de um bom cidadão. Não mentir para ganhar renome entre seus irmãos, tios e toda sociedade.

Patriotismo: é respeitar e defender a nossa Pátria, nosso Estado e nossa Cidade e, além disso, conservar tudo que diz respeito ao patrimônio público, como escolas, asilos, orfanatos e hospitais, que prestam ajuda às pessoas mais carentes de nossa sociedade, é lutar pela igualdade social.

Siga nosso Instagram Capítulo Almerindo Ribeiro dos Santos Nº 82 e acompanhe nossas ações sociais e cerimônias públicas.



Comentários